EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NO TERRITÓRIO MENDONÇA POTIGUARA

FERNANDO BATISTA • November 26, 2025

EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NO TERRITÓRIO MENDONÇA POTIGUARA - por DIOCLÉCIO BEZERRA DA COSTA 

A presente dissertação tem por objetivo apresentar uma etnografia da educação escolar indígena, a partir das escolas indígenas localizadas na comunidade do Amarelão, a saber: Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental e Médio Professor Francisco Silva do Nascimento e Escola Municipal indígena Amarelão (antiga Escola Municipal Professora Alice Soares), situadas no Município de João Câmara no Estado do Rio Grande do Norte. A etnografia foi realizada com a participação e envolvimento do próprio autor com a comunidade investigada, apresentando diálogos com professores indígenas e lideranças tradicionais que formam a comunidade educativa. Além disso, avalia-se a documentação a partir da qual estas unidades escolares foram constituídas. Dessa forma, tem como resultados o avanço das políticas públicas direcionadas aos indígenas, como a criação da Comissão de Elaboração da Política Escolar Indígena do Rio Grande do Norte, para orientar as políticas públicas específicas de educação indígena do estado. Portanto, é necessário questionar a relação entre cultura, sociedade e escola. Isso porque a educação escolar indígena difere significativamente da escolarização tradicional, pois o processo de aprendizagem desses povos tem que caminhar juntamente para o fortalecimento da identidade cultural.


Para ter acesso ao conteúdo, clique aqui :)

Por FERNANDO BATISTA 26 de novembro de 2025
HISTÓRIA, MEMÓRIA E ENSINO DE HISTÓRIA: A E. E. INDÍGENA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PROF. FRANCISCO SILVA DO NASCIMENTO E AS ESTRATÉGIAS DE ENSINO DE HISTÓRIA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NA COMUNIDADE DOS POTIGUARA AMARELÃO (JOÃO CÂMARA/RN)
Por FERNANDO BATISTA 16 de maio de 2025
TESE – Andreza de Oliveira – Indígenas Mulheres: POLÍTICA, LUTAS E SABERES EM TERRAS NORDESTINAS. Tese apresentada como requisito parcial para a obtenção de título de Doutora em História pelo Programa de Pós-graduação em História (PPGH) do Centro de Ciências Humanas e da Educação – FAED, da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC. Orientadora: Dra. Cláudia Mortari Clique aqui para ter acesso ao documento.
Por FERNANDO BATISTA 16 de maio de 2025
ARTIGO – Ferreira et al - 2023: Elementos de (in) segurança alimentar no povo indígena potiguara Mendonça do Amarelão, Rio Grande do Norte. A situação alimentar dos povos indígenas que residem em território potiguar acompanha dificuldades de outros povos originários.  Clique aqui para ter acesso ao documento.
Por FERNANDO BATISTA 16 de maio de 2025
Dissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal de Pernambuco como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em antropologia.  Clique aqui para ter acesso ao documento.
Por FERNANDO BATISTA 16 de maio de 2025
ABAETÉ KUÁBA: Nossas raízes e histórias é a primeira publicação de um material paradidático, idealizado e escrito pelos professores cursistas da Ação Saberes Indígenas na Escola, realizado pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte – IFRN/Campus Canguaretama/RN, no período de dez meses (outubro /2016 a agosto de / 2017).  Clique aqui para ter acesso ao documento.
Por FERNANDO BATISTA 16 de maio de 2025
Por FERNANDO BATISTA 16 de maio de 2025
Por FERNANDO BATISTA 16 de maio de 2025
Por FERNANDO BATISTA 16 de maio de 2025
Parágrafo Novo